quinta-feira, 9 de abril de 2009

3º Sessão - Dr. Álvaro Cidrais

Mestre em Geografia Humana e Desenvolvimento Regional com especialidade em Marketing Territorial. Desenvolve a sua actividade profissional como formador, gestor de projectos e consultor independente.

Actualmente é docente da Universidade Lusíada e assessor da Direcção do Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus. Foi coordenador do projecto de formação de Gestores de Centro Urbano da CCP (2007-2008) e, actualmente, coordena a componente de Planeamento Estratégico do projecto de formação de organizações de desenvolvimento local da ANIMAR.

Assina, há mais de dez anos, crónicas regulares sobre gestão na saúde e cidadania na revista Medicina e Saúde. Tem-se especializado em áreas como o e-Learning e a formação profissional, o marketing territorial, a gestão de organizações sem fins lucrativos, a comunicação em ciência e a gestão e comunicação em saúde.

Tem formação de base em Ensino da Geografia e Gestão. Foi professor do ensino básico, bolseiro de investigação, investigador em ciências sociais, consultor de comunicação, consultor de desenvolvimento regional e gestor.

Da sua experiência profissional, destacam-se a elaboração de recursos didácticos de e-Learning sobre «concepção e conteúdos», «tutoria online», «gestão de projectos» e «aprendizagem, desenvolvimento e e-colaboração (do indivíduo, da equipa, das organizações e dos territórios)», a passagem pela João Carreira Bom - Consultores de Comunicação Lda., a coordenação do Instituto de Formação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, bem como a coordenação de estudos de planeamento estratégico e desenvolvimento regional e a participação em projectos como o «Ciberdúvidas da língua portuguesa» e o «Internet para novos cibernautas». Participou no Grupo de trabalho de concepção do curso de gestores universitários Universidade de Lisboa, projecto integrado no programa Alfa 2 sendo co-autor do relatório final apresentado no encontro de Lisboa em Fevereiro de 2004.

Mais recentemente, tem leccionado diversos módulos de formação em diversos cursos de Gestão com objectivos, Gestão Estratégica, Gestão de projectos e Liderança e gestão de equipas no âmbito da gestão hospitalar.

Sem comentários:

Enviar um comentário