quarta-feira, 8 de abril de 2009

1º Sessão - Recuperação do topo da praça

"O vereador e arquitecto João Aboim, em representação da Câmara das Caldas, defendeu neste primeiro debate a requalificação do topo da Praça da Fruta, transformando o local num mercado do produto certificado, alterando radicalmente o projecto anterior do seu antecessor Jorge Mangorrinha que, em Maio de 2002, para ali havia proposto a instalação do Arquivo Municipal.

Nesta nova intenção para o local da antiga PSP, o estudo prévio agora apresentado contempla espaços para um novo mercado do peixe, bem como para produtos certificados e zonas de cacifos de aluguer para o público. Prevê ainda a instalação de um escritório de apoio à praça e ao comércio electrónico.

Presentemente, acima do espaço da antiga PSP, mais propriamente nas antigas instalações da GNR, já está o Centro Hospitalar a construir instalações para o Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental.

O projecto contempla também uma zona de parqueamento automóvel em cave, com zonas exclusivas para os vendedores e mercado de peixe, assim como a requalificação da superfície como espaço público com ligação à mata e a reconstituição do aqueduto do chafariz das Cinco Bicas. João Aboim informou ainda que já foi solicitado ao artista Ferreira da Silva para desenhar o empedramento para a zona do estacionamento.

De acordo com o vereador caldense esta requalificação prende-se com os vectores agrícola e empresarial de desenvolvimento do concelho. “A Praça da Fruta poderá servir como espaço âncora”, afirmou, defendendo que é necessário potenciar a função do mercado, quer diário (com vegetais, pão, enchidos e peixe), quer especializado (com os produtos certificados)."


retirado de: http://www.gazetacaldas.com/Desenvol.asp?NID=25324


Sem comentários:

Enviar um comentário