quarta-feira, 8 de abril de 2009

Conceito e objectivos

A falta de tempo para a realização atempada de uma conferência de imprensa, levou a que o projecto Caldas Welcome tenha sido lançado sem que os organizadores tivessem tido a possibilidade de explicar a sua essência antes da realização da primeira sessão do evento, ocorrida sábado 14.

Assim, consideramos essencial esclarecer os órgãos de informação, através dos quais esperamos que o mesmo esclarecimento chegue aos seus leitores e ouvintes, de que se trata de um projecto que pretende promover o debate de ideias sobre a cidade.

Na prática pretende-se convidar psicólogos, geógrafos, arquitectos e todos aqueles que possam ser uma mais-valia, para em sessões abertas a toda a sociedade, discutirem novas visões sobre o território e organização da cidade.

Nesse sentido optámos por trazer nas quatro primeiras sessões, por um lado alguns responsáveis autárquicos, mas sobretudo, pensadores externos à cidade que sobre ela pudessem trazer perspectivas globais não condicionadas ao peso que a própria cidade tem sobre os seus habitantes.

O repto foi lançado a três gabinetes de arquitectura que representam uma nova geração de técnicos que encaram a arquitectura com uma visão global que não olha a edificação de forma isolada e a tenta ligar com as suas vivências sociais, artísticas ou históricas, entre outras.

Daí a escolha de oradores que para além de docentes universitários participam em instituições cívicas e assinam obras reconhecidas a nível nacional e internacional para lançarem novas ideias que se pretende essencialmente que suscitem o debate e uma maior participação da população na construção da sua própria cidade.

A entusiástica participação da assistência na primeira sessão concorre para a convicção da organização de que a própria população sente esta necessidade de debate. Assim, o Caldas Welcome reforça uma vez mais o convite a todas as pessoas para que participem activamente nas sessões onde poderão deixar a sua crítica construtiva sobre a cidade numa atitude de cidadania participada que só poderá contribuir para um desenvolvimento mais sustentado.

Esse é, aliás, o objectivo da organização que entende a participação cívica como um obrigação dos cidadãos empenhados em contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária. Por isso mesmo, pretende-se assim que estas quatro sessões sejam apenas um ponto de partida que poderá evoluir para a construção de um fórum de discussão na internet onde, posteriormente, todos poderão deixar o seu contributo e ideias para a realização de novas sessões.

Sem comentários:

Enviar um comentário